Cuba será o próximo país homenageado pelo RU - 26/11

Conheça o Prato Internacional desse Mês

- Moros y Cristianos -

A culinária cubana é uma mistura da cultura nativa com a espanhola, africana e caribenha. A receita escolhida para homenagear esse país foi MOROS Y CRISTIANOS, também chamada de “CONGRI” um prato à base de feijão com arroz que muito se assemelha ao nosso baião de dois, mas com um toque de cominho. O nome do prato se remete aos mouros (mulçumanos do Oriente Médio) são representados na receita pelo feijão preto e os “cristãos” (cristãos europeus), pelo arroz branco, em ambos os casos fazem referência à cor da pele desses povos. No país, o prato apresenta variedades conforme a tradição de cada região, pode variar os temperos e a carne adicionada.

Tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa receita e a cultura desse país com o cubano Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos, que relatou os ingredientes que podem variar na receita e nos ajudou a adaptar melhor o prato para o sabor típico de Cuba.

A receita foi testada na tarde do dia 20 de novembro no Restaurante Central da UFES, pelo aluno de pós-graduação e nativo de Cuba Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos e a diretora da Casa América Latina do Espírito Santo, Sra. Lucília, que morou um tempo em Cuba para fazer a pós-graduação. Os colaboradores e Servidores do Restaurante Universitário também tiveram a oportunidade de degustar o prato.

Cozinheiro responsável pelo preparo: José Luiz Antunes e Fábio

RECEITA

Ingredientes:

1 xícara de arroz

½ xícara de feijão preto

2 xícaras de água

100 gramas de bacon (pode usar outras fontes de proteína como paio ou presunto)

1 cebola cebola

2 colheres de chá de alho picado

1 pitada de cominho

1 folha de louro

Sal à gosto

Pode adicionar outros temperos como tomilho pimenta do reino e outras pimentas.

Preparo:

Pique o bacon, corte o paio, presunto ou outra fonte de proteína que for usar.
Numa panela coloque o óleo e o bacon para dourar.
Acrescente o paio e o presunto, refogue por 5 min. Adicione a cebola, o alho, o louro, misture bem e deixe cozinhar por mais 5 min.
Salpique o cominho e adicione o feijão e refogue.
Tampe a panela e deixe cozinhar até o feijão estar macio. Se necessário acrescente mais caldo.
Quando o feijão estiver cozido, acrescente o arroz, o sal e a pimenta do reino.
Servir com bananas da terra fritas na manteiga e molho de pimenta.

Rendimento médio: 4 porções.