DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 2015

16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

“Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”

O Dia Mundial da Alimentação chama a atenção sobre a erradicação da fome e da pobreza.

Nos países em desenvolvimento, grande parte da população pobre e desnutrida vive em área rural, e tem na agricultura uma fonte importante de renda.

Há evidência de que as famílias rurais pobres quando recebem assistência social, são mais capazes de gerir os riscos, sentindo-se financeiramente mais seguras. Com isso, elas tendem a aumentar os seus investimentos em atividades agrícolas e ter  uma vida mais rentável.

É preciso estimular a participação dos agricultores familiares nas políticas públicas, garantindo a eles acesso à terra e ao crédito, condições e tecnologias para a produção e para o manejo sustentável de seus estabelecimentos, além de garantias para a comercialização dos seus produtos, agrícolas ou não.

Aproveite as dicas do Ministério da Saúde sobre alimentação saudável clicando no link presente na página do RU "10 Passos da Alimentação Saudável".

  Referências: BITTENCOURT, G. Agricultura familiar e agronegócio: questões para pesquisa. In: LIMA, D.; ALBUQUERQUE, M. de; WILKINSON, J. (Orgs.). Inovações das tradições da agricultura familiar. Brasília: CNPq, 2002; Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), Disponível em: <http: //www.fao.org/3/a-i4882e.pdf>. Acesso em: 14 de outubro de2015; Serviço Social do Comercio.  Texto elaborado pela estagiária de nutrição Sandra Helena Ferreira Alvarenga

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910