Nesse mês de setembro o RU homenageia os Estados Unidos

Continuando nossa programação em parceria com Secretaria de Relações Internacionais, escolhemos os Estados Unidos da América para ser homenageado nesse mês!

O prato escolhido dessa vez foi uma sobremesa: a APPLE PIE!

Conheça o Prato Internacional de hoje

- Apple Pie -

A culinária norte-americana é muito conhecida pelos fast-foods, mas norte-americanos tem muito mais a apresentar. As massas elaboradas, carnes com molho e tortas são alguns pratos que os americanos sabem fazer muito bem! Permeado por uma série de influências estrangeiras é possível identificar características das cozinhas mexicanas, francesas e de seus próprios povos, índios americanos e sulistas. O hot-dog e a Apple Pie são os grandes símbolos da culinária estadunidense e a torta de maçã foi a escolhida para homenagear esse País.

Para viabilizar a elaboração da receita na cozinha do Restaurante, adaptamos para uma torta aberta e testamos duas massas distintas para saber qual seria mais aceita pelos nativos norte-americanos. Tivemos a oportunidade de receber no restaurante os intercambistas Ellana Black e Cliff Mente para aprender um pouco mais sobre essa receita e a cultura norte americana.

“A torta geralmente é servida morna, logo quando sai do forno e os temperos também podem variar, alguns preferem com mais canela outros com menos.” Disse Ellana Black

A receita foi testada na tarde do dia 11 de setembro no Restaurante Central da UFES, pelo tradutor-intérprete Felipe Guimarães e pelos estudantes norte americanos Ellana Black e Cliff Mente. Os Colaboradores e Servidores do Restaurante Universitário também tiveram a oportunidade de participar da degustação deste prato.

Funcionários responsáveis pelo preparo: Gisele Miranda, Wendel Costa Siqueira.

RECEITA

Ingredientes:

Massa:

500 gramas de farinha de trigo

200 gramas de margarina

1 pitada de sal

20 gramas de açúcar

Compota de Maçã:

2 kg de maçã picada

2 xícara de açúcar

2 colheres de chá de canela (ou mais se preferir)

Raspa de ½ limão

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a massa como misturando os ingredientes, sem sovar. Ela vai formar uma farofa úmida. Abra a massa, com uma espessura fina em uma forma e leve ao forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos. Para a compota de maçã, leve ao fogo o açúcar e maçã até caramelizar e ao final adicione a canela e a raspa de limão. Retire a massa do forno e adicione a compota.

Rendimento médio: 45 pedaços pequenos.