Prato do mês de Março 31/03 - Lomo Saltado

Retornando com as atividade do Projeto do Prato Internacional na próxima quinta-feira dia 31/03 o país homenageado será o PERU.

LOMO SALTADO (Peru)

A cozinha peruana pode ser considerada privilegiada, pois herdou influências culturais espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana. A maioria dos pratos peruanos é baseada no uso da batata e do milho, devido à grande variedade desses alimentos no país. Poucos são os pratos tradicionais à base de carne vermelha, mas, dentre estes, podemos destacar o Lomo Saltado.

O Lomo Saltado é um prato popular peruano que se originou nos bares que os primeiro imigrantes chineses abriram em Lima, por isso é um prato com ingredientes típicos peruanos, mas feito com técnicas chinesas de preparo, que é baseado no salteamento dos alimentos (pulo em espanhol é salto, por isso “saltado”). Pode ser encontrado em todo território nacional, principalmente na costa do país.

É uma preparação feita tipicamente com um corte bovino macio e sem gordura, mas pode ser preparado com frango. Além disso, use-se também as papas blancas (batatas inglesas), cebolas roxas, tomate e molho shoyu (influência da cultura chinesa). Outro ingrediente que pode ser acrescentado ao prato é a pimenta aji amarillo, muito utilizada na culinária peruana em geral.

“É um prato que pode ser comparado ao churrasco de sábado no Brasil.”

Georgynio J. Rosales Aylas

No dia 23 de março, às 15:30 realizamos a degustação do prato escolhido no Restaurante Central e contamos com a presença e avaliação dos peruanos nativos: Georgynio Rosales Aylas e Ronáld Fernández Chunga, mestrandos em Engenharia Ambiental, Alejandra Rodriguez Paz (graduanda em Pedagogia) e da Coordenadora de mobilidade para o exterior Profª Patrícia Alcantara Cardoso. Além de experimentar e aprovar o prato, os nativos deram sugestões para aperfeiçoamento da receita nos moldes peruanos. Consideraram sabor, textura e o cheiro característico, tornando-a apta para ser servida como representação da cultura peruana em nosso restaurante.

Cozinheiro responsável pela elaboração: José Luiz Antunes

Receita:

LOMO SALTADO

·         200g de carne bovina em tiras
·         1 dente de alho picado
·         ½ cebola roxa em tiras
·         1 batata cortada
·         1 tomate picado
·         1 xícara (chá) de talo de cebolinha
·         Ingredientes para o molho:
·         ½ xícara (chá) de molho de soja
·         3 colheres (sopa) de vinagre tinto
·         sal
·         pimenta do reino

Modo de preparo: Em uma panela, frite as batatas até que fiquem douradas e reserve em uma panela grande. Depois disso, frite a carne e depois, passe-a para a panela onde estão as batatas. Em seguida, frite o alho, cebola roxa, tomate, cebolinha, acrescentando-os à carne e a batata. Para finalizar, acrescente os ingredientes do molho e misture bem.

Rendimento: 2 porções   Tempo de preparo: 25 min.