CARTA ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Os servidores do Restaurante Universitário (R.U.) da UFES consideram a aprovação da PEC 55 como uma ameaça ao futuro dos serviços prestados por essa Universidade e um desrespeito às melhorias já realizadas na educação pública. Em 2009 foram disponibilizados recursos para o Restaurante Central de Goiabeiras, por meio do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que permitiram a realização de uma grande reforma e ampliação das instalações, nunca antes feita. Hoje possuímos 05 (cinco) restaurantes (Goiabeiras, Maruípe, São Mateus, Alegre e Jerônimo Monteiro) funcionando com a ajuda de mais de 35 servidores públicos lotados nos R.U's.

Durante a época em que a educação foi tratada com mais importância, os nossos R.U's foram reformados, modernizados e ampliados. O famoso bandejão, em que desde o arroz até a salada eram porcionados, transformou-se em self-service. Onde antes existia apenas uma nutricionista para cada R.U., hoje existem 05 (cinco) nutricionistas e 03 (três) técnicas em nutrição e dietética apenas para o R.U. de Goiabeiras e Maruípe, permitindo uma melhora considerável na qualidade nutricional da refeição servida. A melhoria é inegável! E isso tudo foi realizado graças, mais uma vez, aos recursos provenientes do REUNI.

Acreditamos que a P.E.C. não traz mais eficiência nos gastos e que há alternativas para resolver a crise fiscal sem a necessidade de reduzir investimentos públicos. Ora, se um dos focos da redução pretendida é a educação, os que a aprovam, fazem-no partindo da prerrogativa de que os recursos públicos para esses serviços já estão adequados. Perguntamos a vocês: a educação ofertada pela Universidade é o ideal? Os recursos para suas pesquisas e projetos são suficientes?

Entendemos que a reorganização das finanças públicas deve ser feita com responsabilidade e compromisso com os direitos sociais previstos na Constituição Federal. Respeito ao que já foi construído de positivo à população que precisa e acredita no Estado como provedor de bens e serviços de qualidade. A aprovação da P.E.C. seria retroceder nestas conquistas.

As análises feitas sobre as perdas financeiras na educação indicam que, possivelmente, os próprios estudantes terão que custear as universidades públicas (afirmação do reitor da UFRJ), o que caracterizaria um duplo pagamento por parte da população. O fim da “gratuidade” é também uma afronta aos princípios constitucionais. Além disso, o congelamento dos gastos por um longo prazo poderá prejudicar as futuras gerações.

Sendo assim, o restaurante reduzirá seu horário de funcionamento no dia 01/12/16, abrindo das 11h às 12h. O intuito da ação é representar na prática a redução dos recursos à educação e os reflexos aos estudantes no longo prazo como uma possível redução quantitativa e qualitativa das opções servidas e/ou redução do número dos discentes beneficiados com refeição subsidiada pelo governo. Bem como uma reação à ameaça representada pela P.E.C. à manutenção dos nossos direitos sociais e trabalhistas.

A comunidade não sabe, mas durante o ano de 2016 os recursos disponibilizados para os 05(cinco) RU's já foram bastante reduzidos.

Por isso contamos com a colaboração e apoio de todos já que essas medidas afetarão professores, técnicos administrativos e alunos.