Na próxima quinta (28/05) é a vez da Alemanha!

Conheça o Prato Internacional de hoje

- Kartoffelpuffer -

A cultura e gastronomia alemã sofreram influências da história do país, a exemplo das batalhas e ao inverno rigoroso vividos pelos alemães, fez-se necessário a busca por alimentos práticos e de fácil conservação. As salsichas, que no passado representavam alimentos para sobrevivência, fazem hoje parte da alimentação tradicional do país. Além disso, a culinária alemã é conhecida pela utilização de carne de porco, repolho (chucrute) e batatas, que são encontrados em abundância. As batatas são utilizadas como ingrediente básico em diferentes tipos e preparações, podendo ser salteadas, assadas, ou nas tradicionais kartofellpuffer.

A panqueca de batata, ou kartoffelpuffer, é uma versátil e tradicional receita encontrada na cozinha alemã. Trata-se de panquecas feita à base de batata crua e ralada, além de cebola ralada, ovo e farinha de trigo. Esta preparação apresenta variações doces e salgadas, uma vez que acompanha pratos agridoces cárneos, e sendo também muito utilizada como sobremesa, juntamente com o tradicional apfelmus, conhecido como purê de maçã.

A degustação desta preparação foi realizada na tarde do dia 19 de abril de 2016, no Restaurante Universitário Central da UFES. Para isso, contamos com a presença de duas alunas do curso de filosofia e nativas da Alemanha, Eva Maria Mechthild Legge e Lisa Marie Gôllner, do professor Thomas Rauber (Departamento de Informática), e da Fabíola Martins Bastos (Secretaria de Relações Internacionais).

Este momento proporcionou aprimorar os conhecimentos a respeito da tradicional receita alemã, em aspectos relacionados à sua textura, sabor, aparência, além de curiosidades do prato. Pôde-se entender que este prato deve ter uma textura mais firme e crocante, e de coloração mais escura devido ao método de cocção (fritura). Podem ser adicionados alguns temperos na preparação, como a pimenta do reino ou até mesmo a salsa. E que, além disso, este prato tradicionalmente representava um prato acessível às classes mais baixas, devido à utilização de ingredientes de baixo custo. Sendo assim, todas essas dicas proporcionaram aperfeiçoar a produção desta preparação, a fim de representar a cultura alemã em nosso restaurante.

Cozinheiro responsável pelo preparo: José Luiz Antunes