RU participa da programação da Secretaria de Relações Internacionais - País Cabo verde

O Restaurante Universitário está participando da programação da Secretaria de Relações Internacionais, com o prato do país que será homenageado amanhã, Cabo Verde.

Conheça o prato que será servido na próxima quinta-feira (27/08) nos restaurantes de Goibeiras e Maruípe.

- Ketchupa -

A base da cozinha popular cabo-verdiana é o milho que, preparado de diferentes maneiras, acompanha, normalmente, a carne de porco, o feijão, a mandioca e a batata-doce. O mais conhecido e apreciado prato é a ‘KETCHUPA' - a receita nacional, emblemática de Cabo Verde. O nome pode variar de acordo com a localização do país. No país também é possível apreciar o xerém, o cuscuz e os pastéis de milho.  É chamada “ketchupa rica” a receita que se prepara com todos os ingredientes. As famílias de baixa renda, no lugar da carne, que custava caro, em geral usava-se peixe, que em Cabo Verde custa pouco.

Fonte: http://www.caboverde.com/rubrique/gastro-p.htm

A receita foi testada na tarde do dia 21 de agosto no Restaurante Central da UFES, pelo Professor Jair Silva e as alunas Kelly Gonçalves (graduanda em arquitetura), Celsa Jaqueline Tavares Mendes (graduanda em fonoaudiologia) e Janísia Helene Mota (mestranda em economia), todos nativos de Cabo Verde. Os Colaboradores e Servidores do Restaurante Universitário também tiveram a oportunidade de participar da degustação deste prato.

Tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa receita e a cultura desse país com o Professor Jair Silva e as alunas intercambistas de Cabo Verde. Abaixo seguem os relatos:

“O prato geralmente é preparado para o jantar. No jantar se serve o caldo do cozido, das partes inteiras é feito um guisado no outro dia pela manhã e consumido antes do trabalho, muitas vezes com um ovo frito.” Professor Jair

“O prato, em geral, é consumido puro, sem outros acompanhamentos, porque já é completo.” Kelly Gonçalves

Cozinheiro responsável pelo preparo: José Luiz Antunes

RECEITA

Ingredientes:

500 g de canjica branca;

200 g de feijão cozido (carioca ou vermelho)

400 g de carne seca dessalgada

1 peito de frango

300 g de bacon, cortado e bem frito

3 linguiças paio ou calabresa

300 g de mandioca

200 g de batata baroa

200 g de abobora

3 batatas doce

2 cenouras

1 pacote de couve

2 cebolas

1 cabeça de alho

Salsa a gosto

Preparo:

Cozinhe na panela de pressão a canjica junto com a carne seca dessalgada e reserve.

Corte o peito de frango, tempere com cebola e alho a gosto e reserve. Quando a canjica e a carne estiverem cozidas, junte a linguiça cortada em rodelas e cozinhe por uns 3 a 5 minutos e reserve.

Cozinhe todos os legumes com sal e reserve a água do cozimento. Em uma panela grande refogue com óleo ou azeite, duas cebolas grandes e uma colher de sopa cheia de alho socado. Quando o alho e a cebola estiverem dourados, junte todos os ingredientes já cozidos, acrescente a água do cozimento dos legumes, que deve ser mais ou menos 1,5 litros, coloque dois tabletes de caldo de carne e deixe cozinhar tudo junto por mais ou menos 10 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela.

Acrescente por último a couve cortada em grossos pedaços e mal passada em um pouco de alho, sal e azeite. Acrescente também a salsa ou desligue o fogão.

Rendimento médio: 25 porções de 220 gramas.

Fonte: Soraia A. B. Lima Silva